sábado, 2 de julho de 2011

Resumos de TG2 2011.1

Aluno: Tiago Luna de Farias
Título:  Espaço Cosac Naify: Uma Livraria de Artes em Casa Forte
Orientador: Paulo Raposo Andrade
Data de Apresentação: 13 de julho às 13h

Resumo:
Por se tratar de uma área histórica e que tem grande importância cultural para a cidade do Recife, a proposta surgiu a partir das necessidades observadas no bairro de Casa Forte. O Espaço Cosac Naify é um lugar de encontro, de permanência. A livraria no meio do bairro surge como mais um espaço público, incentivando os moradores a caminharem pela área e se utilizarem do local. Os diversos usos e atividades pretendidos transformam a livraria em um lugar não somente comercial, mas em um espaço cultural.




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Autora: Shirley Machado Gomes
Título: Uso das Tintas em Sítios Históricos
Orientador: Antenor Vieira de melo Filho
Defesa: 08 de junho de 2011

Resumo:
Este estudo refere-se ao Trabalho de Graduação II e trata do Uso das Tintas em Sítios Históricos. No mundo inteiro é crescente a atenção por tintas com baixos teores de componentes orgânicos voláteis (VOCs), mas no Brasil esse tipo de empenho ainda não alcançou níveis que gerassem grande interesse comercial. Portanto, o mercado, ainda, é dominado por tintas à base de Acetato de Polivinila (PVA). Com isso, nossos sítios históricos e outros edifícios tombados ainda são pintados com tintas à base de PVA, o que pode acarrretar em sérios danos ao edifício por esse tipo de tinta não ser compatível com os substratos encontrados em paredes anteriores ao concreto. 


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Aluno: Sheyna Lins
Título: N A C E – Núcleo de Assistência à Criança Especial
Orientadora: Vera Mayrinck de Oliveira Melo
Co- orientadora: Camila Alencar
Data da defesa: 07 de julho na sala de TG às 8hrs

Resumo:
Trata-se de uma proposta para um centro de reabilitação física infantil. A reabilitação física é um instrumento capaz de garantir às pessoas com necessidades especiais a plena participação na sociedade. Os estabelecimentos de assistência à saúde que atendem a esta especialidade devem buscar um modelo de ambiente humanizado, que possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O Núcleo de Assistência à Criança Especial é um centro de reabilitação física, um espaço que agrupa todas as atividades terapêuticas necessárias para o tratamento adequado da criança com deficiência, no que diz respeito às suas capacidades físicas, psíquicas e sociais. Assim, além de estabelecer a adequação funcional dos espaços e fluxos, o Núcleo de Assistência à Criança Especial deve promover a noção de acolhimento e familiaridade para o paciente, medida esta que tem o poder de minimizar a dor e o sofrimento.



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Aluno: Roberta Faria Neves
Título: Descrição do anteprojeto Moradia Rio Branco + Rua da Guia
Orientador: Antenor Vieira
Data de Apresentação: 13 de julho às 08hrs
Resumo:
Este trabalho se refere a um anteprojeto para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco, abordando o tema de um edifício multifamiliar misto situado na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife, Recife, PE.
A concepção da idéia da proposta arquitetônica tira proveito da crescente valorização do mercado imobiliário na área, dos investimentos estatais e municipais e da proximidade com a Copa de 2014, ao passo que tem como intuito contribuir para a conservação e preservação do distrito ao propor o resgate do uso misto no local, respeitando o entorno e o sítio histórico em que está inserido. A sua arquitetura procura não agredir a leitura da paisagem edificada do bairro, procurando agregar valor de contemporaneidade aos edifícios antigos existentes.
A Moradia Rio Branco + Rua da Guia abrigará os usos residencial, comércio e serviços, enfatizando a reinserção do uso residencial aliado aos usos já existentes no local, promovendo a diversidade de usos e o sentido de centralidade do bairro na atual dinâmica urbana da cidade do Recife.



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Aluna: Piscilla Bello
Título: Edifício Sede da União de Estudantes de Pernambuco
Orientadora: Mônica Raposo
Data da defesa: 13 de julho às 8hr

Resumo:
Reconstruída em 2005 a entidade teve sua sede original tomada e queimada pela ditadura militar. Sem sua sede própria, as reuniões e primeiros estabelecimentos da entidade se deram como ainda ocorrem hoje, em espaços alugados ou emprestados a terceiros que não se adéquam a função aplicada. A proposta de uma sede para a instituição busca atender essa demanda de espaços e oferecer maiores condições de abrigo para futuros eventos que se planeje realizar. Disponibilizando uma estrutura física, para área administrativa e outros espaços previstos de maior interesse para o público tem-se não só o interesse de sede como instituição burocrática mas também como entidade aberta a uma juventude cada vez mais atuante no cenário político brasileiro, engajada tanto nas questões comuns a todos os cidadãos com especificas aos estudantes universitários e de todos os níveis escolares. O projeto toma então a idéia de plantas limpas, paredes livres e grandes áreas de estar. 


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Aluno: Pedro Felipe Jessen da Costa
Tema: Centro de Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade para a Universidade Federal de Pernambuco 
Orientador: Fernando Luiz Alves Guerra 
Data de Apresentação: 12 de julho as 10hrs

Resumo:
O desenvolvimento sustentável em suas três dimensões, econômica, sócio cultural e ambiental, já é tido como princípio a ser seguido em todo o mundo. Apesar disso, grande parte da sociedade ainda não está consciente sobre a sua importância, o que demonstra a necessidade de iniciativas para ampliar e tornar público o resultado de pesquisas sobre sustentabilidade. Em vista disso, esta pesquisa tem como resultado final a elaboração de um anteprojeto para um Centro de Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, o CETEDEES, que foi pensado também como manifestação concreta acerca daquele tema através de sua arquitetura. Para isso foram utilizados principalmente conceitos de Arquitetura Bioclimática e implantadas práticas sustentáveis, assim a própria edificação torna-se veículo transmissor de conceitos sustentáveis. A proposta de localização do CETEDESS no Campus da Universidade de Pernambuco contribui para a importância do conjunto como centro de pesquisas, ao mesmo tempo em que proporciona que o local concentre investigações de diversas áreas do conhecimento. Dessa maneira, este trabalho demonstra a importância de um centro que amplie estudos sobre sustentabilidade, transmita seus resultados para a população e traga em si características de uma construção ecologicamente correta e viável.



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Aluna: Monik Gonçalves de Oliveira
Título: Centro de Educação Infantil
Orientador: Vera Lúcia Mayrinck de Oliveira Melo
Data da defesa: 11 de julho às 10hs

Resumo:
Este trabalho refere-se ao Anteprojeto para conclusão do curso de arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como tema um Centro de Educação Infantil no bairro da Torre.
A proposta visa relacionar a importância da interação do espaço pedagógico com o meio ambiente, as artes e os esportes. O objetivo é evidenciar como o espaço construído pode contribuir no processo de aprendizado através de um ambiente que colabore para o desenvolvimento das atividades e das relações sociais.





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Aluno: Maria Rafaela A. de Morais Andrade
Título: Proposta Arquitetônica para o Concurso: “Nova Sede da Inspetoria do CREA PB em Campina Grande/PB” 
Orientadora: Cristiana Griz 
Data da defesa: 05 de julho às 10h 

Resumo:
Este trabalho tem como desafio a tentativa de aplicação de dois modos de autenticidade em uma proposta arquitetônica, a autenticidade quanto ao programa de arquitetura e a autenticidade quanto aos materiais de construção. Tem como programa o desenvolvimento de um anteprojeto para a nova sede inspetoria do CREA-PB em Campina Grande, objeto de um concurso publico realizado no ano de 2010. Não se inclui na categoria de trabalhos analíticos ou de desenvolvimento de tecnologias é um trabalho propositivo, no qual não se pretende discorrer sobre estudos técnicos acerca de métodos e materiais de construção, nem provar seu valor para concepção da arquitetura, mas elaborar uma proposta em que esses conceitos sejam postos em prática.


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Aluno: LUKELSON LESSA
Título: Centro Cultural Mont’Alegre
Orientador: Ênio Eskinazi
Data da defesa: 08 de julho às 13h

Resumo:
O espaço Mont’Alegre está situado num lugar estratégico devido a carência sócio-cultural das crianças residentes nos bairros próximos. Seria oportunista então a reforma com mudança de uso (de uma creche para um centro cultural). O centro oferecerá além de aulas de dança, teatro, pintura e oficina de artes, biblioteca, refeitório reversível para aulas de culinária, playground, além de um espaço para exposição artística e uma mini horta. Dessa forma haverá contribuirá com o complemento educacional de uma considerável parcela das crianças da área.


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Aluno: LUCIANA SANTOS RAMALHO
Título: Hotel Sustentável
Orientador: Terezinha de Jesus Silva
Data da defesa: 29 de junho às 13h 

Resumo:
Este trabalho de graduação consiste em um anteprojeto arquitetônico de um hotel sustentável situado na orla do bairro de Tambaú, na cidade de João Pessoa, Paraíba.
O hotel sustentável foi escolhido como tema por abranger uma necessidade que existe na cidade, de novos lugares para hospedar, e ser sustentável como uma forma de contribuir para a divulgação de maneiras de conservação do meio ambiente e práticas sustentáveis.
O empreendimento conta com mais de 23 mil m² de área construída, e faz uso do que há de mais moderno no conceito de sustentabilidade, desde o tratamento de águas cinza e negra para aproveitamento até a iluminação por fibra óptica.
O maior desafio é aliar o custo da sustentabilidade aos seus benefícios, trazendo alternativas na reutilização dos recursos naturais e tornar-los de uso cotidiano, comum a todos os tipos de empreendimentos a exemplo do Selo Procel Edificar. Uma vez que aplicado em larga escala tendencialmente haverá a redução dos custos dessas novas tecnologias com benefícios ao meio ambiente e seus habitantes.


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Aluna: Walkyria Tsutsumi Ferreira Coutinho 
Título: Casa de Gueixas | Okiya 
Orientador: Paulo Andrade Raposo 
Data da defesa: 5 de Julho às 08hrs

Resumo:
Diante da necessidade de compilação do conhecimento adquirido durante a graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo, somado ao desejo da prática arquitetônica, conformou-se esse trabalho, que expressa parte da inquietante manifestação do ser arquiteto.
Tendo no projeto concebido, uma nova leitura da habitação reclusa das profissionais do entretenimento, projetada sob uma retrospectiva do modo de viver e habitar das gueixas. E em contrapartida, um ochaya – casa de chá servido por gueixas - ambiente comum a zona de Kyoto e onde as artistas do entretenimento poderiam realizar suas cerimônias, atraindo um público específico e disseminando a cultura japonesa.



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Aluno: JULIANA CRISTINA GOMES AMORIM SOARES DE LIMA
Título: Olinda: Identidade Cultural da População com o Sítio Histórico, e a Necessidade de sua Preservação.
Orientador: Antenor Vieira de Melo Filho
Data de defesa: 07 de Julho às 15:00 hr

Resumo:
O objetivo é analisar as sensações e sentimentos provocados pelo Sítio Histórico de Olinda na população em geral, tanto em seus moradores, quanto em seus freqüentadores. Mostrar porque isso acontece, porque esta parte da cidade atrai tantos artistas e tantas manifestações artísticas e culturais. Porque Olinda atrai a cada ano um número cada vez maior de pessoas que vão desde aproveitar seu carnaval, manifestação popular mais conhecida, até morar em seu casario secular, usufruindo se clima bucólico, mostrando que essa região é muito importante tanto para os olindenses, quanto para os pernambucanos e brasileiros em geral. E porque é tão importante preservá-la, para assim manter viva toda a tradição e cultura deste local, que é de fundamental importância para todo o mundo.



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Aluna: Júlia Clarinda dos Santos Machado 
Título: Centro de Referência do Carnaval de Olinda – Uma intervenção no casarão Hermann Lundgren. 
Orientador: Antenor Vieira de Melo 
Data da defesa: 11 de julho, 13:00h

Resumo:
O presente trabalho consiste na realização de uma intervenção no Casarão Hermann Lundgren, para a implantação do Centro de Referência do Carnaval de Olinda. A proposta busca a preservação do edificio do século XXI, que encontra-se abandonado, e sua interligação com outras duas edificações existentes no terreno, formando um conjunto cultural para preservar, reunir e difundir as expressões do carnaval olindense para a população e os turistas que visitam a cidade.


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Aluna: Joelma Alves Farias
Título: Assentamento Vila Independência
Proposta para Habitação Popular de Interesse Social e Sustentável
Orientador: Gilson Gonçalves
Data de Defesa: 04 de julho às 10:00 horas


RESUMO:
O estudo aplica-se em apresentar uma proposta de habitação popular para a Vila Independência, ZEIS de Casa Amarela, tendo como princípios fundamentais a integração dessas moradias a partir dos aspectos paisagístico ambiental, urbanístico e arquitetônico. A proposta busca dar melhores condições de moradias e salubridade para os moradores da Vila, sem esquecer temas importantes com a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade ecológica, econômica e social. O programa envolve, além das moradias populares, espaços de lazer e contemplação, centro comunitário, estabelecimentos comerciais, dentre outros, tendo como objetivo a integração desses elementos ao contexto urbanístico e paisagístico, dando um maior valor à área de estudo e inserindo a comunidade da Vila Independência na dinâmica dos moradores e na localidade onde se encontra inserida.


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Aluno: HÉLIO MOREIRA DA SILVA NETO
Título: ANTEPROJETO PARA REQUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DOS ACESSOS DE PEDESTRES, QUIOSQUES E PARADAS DE ÔNIBUS NO ESPAÇO PÚBLICO EM TORNO DO CAMPUS DA UFPE
Orientador: ÊNIO ESQUINAZI
Defesa: 11 de julho às 15h.

Resumo:  
Este anteprojeto foi elaborado como trabalho de conclusão do curso de arquitetura e urbanismo da UFPE entre os anos de 2010 e 2011. O tema abordado é a ocupação e uso irregulares do espaço público no em torno do campus da UFPE. Como produto da reflexão arquitetônica realizada entre aluno e orientador em relação ao tema surge o ANTEPROJETO PARA REQUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DOS ACESSOS DE PEDESTRES, QUIOSQUES E PARADAS DE ÔNIBUS NO ESPAÇO PÚBLICO EM TORNO DO CAMPUS DA UFPE.



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Aluna: Hannah Cecília Larocerie
Tema: Nova Piedade: Turismo e revitalização na orla
Orientador: Zeca Brandão
Data: 11 de julho

Resumo :
A praia, além de ser um local de lazer que reúne várias camadas da sociedade com idades e interesses diferentes, é um lugar de grande importância turística, por isso é necessária uma infra estrutura que permita aos seus visitantes conforto e segurança para conhecê-la ou freqüentá-la com tranqüilidade e assim usufruir de todas as oportunidades que ela pode proporcionar. Banhos de praia, prática de esportes aquáticos ou na areia, encontros com amigos e diversão infantil são só algumas das atividades que uma praia bem cuidada pode oferecer.
Um espaço público esquecido perde seu valor e acaba tornando-se um peso para a sociedade pelo acumulo de problemas sociais como a poluição e a violência. A escolha desse espaço foi feita justamente por apresentar ao mesmo tempo necessidades reais de uma intervenção e potencialidades relacionadas ao turismo. A orla de Piedade, apesar do seu enorme potencial por sua localização -próxima a praia de Boa Viagem, Porto de Suape e aeroporto, entre outros- e sua beleza natural, atualmente funciona sob condições precárias de segurança, higiene e infra estrutura.
Esse projeto busca, através do turismo, revitalizar a área e devolvê-la para a população como uma forma de aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos que aí vivem e dos que vierem a conhecê-la. Para isso, foi criado um pólo turístico, com hotéis, pousadas, restaurantes e locais de lazer, e principalmente, o ordenamento da orla, com a apresentação de propostas e ações executadas em cada trecho estudado, e detalhamento de uma dessas partes, para que possa ser seguido por toda a orla de Jaboatão dos Guararapes, adaptando-se às necessidades de cada área. Sendo assim, busca-se a diversificação nos setores da orla para que possa atender a públicos variados que a freqüentam ou deixaram de freqüentar por falta de atividades e segurança.


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Aluno: Felix magero dos Santos
Tema: Arquitetura ampliada: Arquitetura digital e seu Impacto no Espaço Construído.
Orientadora: Gisele de Carvalho.
Data: 12 de julho as 15 hrs

Resumo:
O ciberespaço e a transarquitetura são conceitos empregados em uma atual filosofia arquitetônica digital, que trabalha com emergentes investigações sobre massa, formas, volumes e construções de um espaço tecnologicamente avançado. Dentro desse campo de relações, sobretudo o da dimensão virtual da linguagem, convém questionar até que ponto os objetos se tornaram sensíveis pela aquisição do artifício digital ou, ao contrário, pela incorporação de novas lógicas.        
Neste trabalho estudaremos como esses paradigmas repercutem no espaço concreto, através de levantamentos e da confrontação dos estudos gráficos e teóricos com o objeto construído na tentativa de relacionar as formas criadas através dos meios advindos das recentes tecnologias da informação com o objeto arquitetônico.


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Aluno: EDUARDO DE OLIVEIRA CARVALHEIRA 
Título: Centro de Reabilitação e Lazer para Idosos
Orientador: Mônica Raposo
Data da defesa: 11 de julho às 10h

Resumo: 
Este trabalho se refere ao projeto de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco, abordando o tema de um Centro de Reabilitação e Lazer para idosos, a ser implantado no bairro dos Aflitos, na cidade do Recife. A proposta é de um complexo de lazer e atividades para pessoas na melhor idade. Um projeto  que atenda as suas necessidades físicas e mentais  se atentando nas debilitações e possibilidades na melhoria na qualidade de vida, resgatando a vivência urbana para os idosos.


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Aluno: ÉDER AUGUSTO DE VASCONCELOS LIMA
Título: ESPAÇO MANGUEBEAT
Data da defesa: 12 de Julho às 15h

Resumo:
Este trabalho se refere ao Anteprojeto para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco, abordando o tema de um anteprojeto para um Centro Cultural flutuante itinerante, denominado ESPAÇO MANGUEBEAT a ser implantado na foz do Rio Capibaribe, nos bairros do Recife Antigo e São José. Pretende ser o edifício, um espaço acolhedor da memória de um movimento musical importante na cena cultural pernambucana da década de 90 chamado de Movimento Manguebeat.­­



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Aluno: DHAFNE LIRA QUEIROZ
Título: ALDEIA CAMPING - ACAMPAMENTO DE FÉRIAS
Orientador: Vera Mayrinck de Oliveira Melo
Data da defesa: 13 de julho às 15h 

Resumo:
Este trabalho, realizado para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco, consiste na elaboração de um anteprojeto para um acampamento de férias voltado para crianças e adolescentes, destinado aos segmentos de entretenimento, localizado em Aldeia, Camaragibe – PE. Dotado de uma estrutura para suprir as especificidades de programas de recreação, atenderá como alternativa de lazer para crianças e adolescentes da região do Recife. Procurará em suas atividades proporcionar ao seus usuários experiências que, além de possibilitarem a recuperação física e mental, melhorem a qualidade de vida e atendam à necessidade de participação, solidariedade e integração sócio-cultural.


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Aluno: DÉBORA DA SILVA NASCIMENTO
Título: Nova Sede para a Academia Musical Santa Terezinha
Orientador: Sérgio Motta Bittencourt
Data da defesa: 05 de julho às 15h 

RESUMO:
O presente trabalho elaborado como conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, trata-se de um anteprojeto arquitetônico para a nova sede da Academia Musical Santa Terezinha a ser implantado no bairro da Torre. A proposta trata da criação de um adequado projeto arquitetônico destinado ao desenvolvimento das funções ligadas ao ensino musical da já existente escola, de modo a atender às necessidades da mesma e promover a interação entre os seus usuários, além de contribuir de harmonicamente com a paisagem urbana.




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Aluno: CAMILA BORBA RODRIGUES
Título: Acampamento Educativo para a Primeira Igreja Batista de Patos-PB
Orientador: Ruskin Freitas
Data da defesa: 08 de Julho às 15h

Resumo:
O presente trabalho apresenta a proposta de construção de um acampamento educativo para a Igreja Batista de Patos – PB. Enfatizando as condições climáticas, o projeto traz métodos de amenização dos efeitos do calor intenso e umidade baixa típica do local, através da locação dos equipamentos, materiais adequados e redução dos efeitos da insolação a fim de construir um espaço confortável e próprio ao desenvolvimento de relações sociais. Para tanto, foram abordados arquitetos que se utilizaram destas técnicas em projetos em condições físicas semelhantes e analisados projetos de acampamentos educativos e colônias de férias como forma de entender a atividade.


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Aluno: Bruno Firmino Costa da Silva
Título: Espaço Trans-torna
Orientador: Paulo Raposo
Data da defesa: 08 de julho às 13h

Resumo:
Trata-se da elaboração de uma proposta para um centro cênico e performático que surge a partir de especulações espaciais e de uso da cidade, intitulado Espaço Trans-torna.  Situado no bairro da Boa Vista  - Recife.


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Nome: Ana Maria Rocha Pedroza
Título: Academia Schwarzkopf Recife - Anteprojeto de Arquitetura para um salão de cabeleireiros escola no Bairro do Pina
Orientador: Ney Brito Dantas
Data de defesa: 06 de julho às 08h

Resumo:
O próspero avanço do mercado de cosméticos no Brasil não é proporcional a formação profissional dos técnicos desse setor. Especificamente na área de cabelos, o trabalho envolve questões de saúde e bem estar pessoal, nesse sentido, torna-se interessante para as indústrias do ramo treinar os profissionais que manipulam seus produtos a fim de garantir um correto uso. A indústria alemã Schwarzkopf Professional trabalha com essa filosofia. O presente trabalho expõe a proposta de um anteprojeto arquitetônico para um salão escola de cabeleireiros no Bairro do Pina, a Academia Schwarzkopf Recife, e busca atender as necessidades funcionais e estéticas deste tipo de estabelecimento, fazendo uso de uma linguagem arquitetônica comercial em função dos preceitos que tal indústria aconselha.


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Aluna: Bárbara Ulisses Maranhão 
Título: Iluminar: técnicas de iluminação para lojas de centros comerciais fechados 
Orientador: Sérgio Bittencourt 
Data da defesa: 08 de julho às 15:00 


Resumo: 
Este trabalho trata-se de um estudo e análise de técnicas, equipamentos e soluções de iluminação artificial em lojas de centro comercial fechado. Para isso foi feita uma pesquisa teórica através da literatura existente sobre o assunto, da análise e observação de técnicas e soluções em lojas de centros comerciais diversos (os estudos de casos) e conversas, a fim de entender melhor sobre o tema, com profissionais que atuam na área.


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